terça-feira, 3 de maio de 2016

Praga

Ontem foi feriado em Angola. Quer dizer... feriado foi domingo, mas passa para o dia seguinte... bem, especificidades de um país singular. Por isso foi dia de não trabalhar. Aproveitei e fui fazer turismo. Sim, turismo. Sim, sozinha. E sabem que mais? Foi mágico. Épico!

Mas isto não é fácil, poucas pessoas falam inglês, o que dificulta bastante a comunicação. Digamos que pergunto em inglês e respondem em checo. E consigo manter um diálogo por... 2 minutos! Claro que não percebo nada de nada. Bem, já sei algumas palavras em checo, 6 ou 7, incluindo "água", "café", "bom dia", "olá" e as paragens de comboio e metro que aprendi por repetir sempre que as ouço.

Ainda assim, apanhei o comboio, depois o metro e fui visitar vários pontos da cidade. Claro que antes apanhei um "expresso take-away" para me acompanhar/despertar. E com ele, atravessei a ponte de St. Charles e comecei o percurso. Fui pelas ruas da cidade, sem mapas, caminhando por instinto, deixei-me perder...
Esta cidade é tão romântica, tão bucólica, tão geometricamente alinhada, tanto de tão... que sou capaz de ficar cá por mais tempo do que o inicialmente planeado.

Vivo em Praga, poderia viver noutro lado qualquer. Mas qual o melhor sítio para tentar a sorte, do que na cidade, que no latim tem origem na palavra desgraça?

Sem comentários: